quinta-feira, 30 de setembro de 2010

HIGIENE - EXPERIÊNCIA DA GELATINA

Para continuar o trabalho sobre HIGIENE, fizemos a experiência da gelatina. Foi o máximo!
No refeitório da escola, fizemos gelatinas e as crianças se divertiram muito vivenciando um momento culinário, eles queriam colocar o pó, mexer a gelatina, fazer tudo (claro que eu coloquei a água quente e ninguém se aproximou de fogão). Depois das gelatinas prontas, ainda mornas, eu pedi as crianças que olhassem pra suas mãos e me dissessem se suas mãos estavam limpas... Praticamente todos afirmaram que a mão estava limpa, apenas um aluno disse que a mãozinha estava suja...rsrsrsrs! Então eu disse a eles que já que a mão estava limpa não haveria problemas se nós colocassemos a mão dentro da gelatina; eles concordaram! Então, todos, um por um, colocaram a mãozinha dentro da gelatina (apenas um pote). Depois guardamos as gelatinas na geladeira e no dia seguinte continuamos a experiência.
Retiramos as gelatinas da geladeira e observamos os potes...
A gelatina onde eles colocaram as mãos estava diferente das outras...ela estava cheia de pontinhos pretos, bem pequenos... Então questionei as crianças sobre o que era aquilo. Uns achavam que eram formigas, outros achavam que eram bichinhos, até que um aluno disse que achava  que aquilo tinha saído das nossas mãos!!! Então a conversa rendeu!!!
Perguntei a eles como aquilo poderia ter saído das mãos deles se eles disseram que a mão estava limpa... eles chegaram a conclusão que a mão então não estava limpa!
Expliquei a eles que as nossas mãos mesmo parecendo limpas estão cheias de sujeirinhas pequeninas que nós não vemos. Assim elas foram parar na gelatina, nós pensavamos que a mão estava limpa, mas na verdade ela estava cheia de sujeirinhas que nós não víamos e quando nós comemos sem lavar as mãos, essas sujeirinhas vão pra dentro da nossa barriguinha, causando doenças. Então eles concluíram que antes de comer sempre devemos lavar as mãos, pra não mandar essas sujeirinhas pra nossa barriga.
Perguntei se eles comeriam a gelatina com sujeirinha ou as outras gelatinas limpinhas... E acreditem... tiveram dois alunos que falaram que comeriam sim a gelatina sujinha!!! A conversa então rendeu mais...os próprios amigos explicando que aquilo ia pra barrigar fazer dodói...que ele ia ter que ir pro médico igual ao menino da história (fantoches que eles assitiram anteriormente). E finalmente, concluímos que comeríamos as gelatinas limpas!!!
terminada a experiência...hora da comilança!!! Todo mundo comeu gelatina!!! E aprenderam de forma divertida e concreta sobre a importância de lavar sempre as mãos antes de comer!

Começando a atividade no refeitório da escola...
Água quente, só adulto pode mexer...
Hora de colocar a gelatina na água...

 
Todos participaram, colocando o pó, mexendo...

 
Meus pequenos cozinheiros... o potinho ia passando pela mesa e todos participando...

 
Agora é hora da experiência...vamos colocar a mão na gelatina? Chamamos esse momento de "doideira"...kkkkk. Eles se divertiram!

 
TODOS...um por um, colocaram a mão na gelatina...

 
Potinhos prontos para ir pra geladeira... Só amanhã vamos terminar a experiência...

 
No dia seguinte...todos observando o pote onde colocamos as mãos...

 
Observação e considerações sobre o que houve com a gelatina...

 
Na foto não deu pra ver muito bem, mas ela está cheia de pontinhos pretos...

 
As outras gelatinas limpas (e deliciosas!).

 
Hora preferida...comer a gelatina!!!

 
Todos se deliciaram...que beleza!!!

 
Fim da aula...potinhos vazios...mas a gelatina suja...ah, essa vamos jogar fora!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

HIGIENE

Esse mês (meados de setembro até meados de outubro) além de trabalhar meio ambiente e primavera através do livro TERRA MÃE, estamos trabalhando também o tema HIGIENE, e dentro desse tema trabalharemos a higiene corporal, bucal, do ambiente e combate ao piolho. Será um mês de muitas atividades e novidades...
Iniciamos hoje o trabalho sobre HIGIENE com uma história de fantoches.

 Tudo pronto pra história começar!

 O boneco narrador da história...

 Esse é DANIEL nosso personagem principal, um menino que não gosta de tomar banho.

 A irmã de Daniel se assusta!!! Ele está muito esquisito, pele vermelha, parece uma lixa e todo inchado...coitado!!!

 O pai de Daniel decide ir correndo com ele para a Policlínica de Benfica...para consultar um médico!


O médico faz exames de sangue e descobre que Daniel está muito doente por conta de uma bactéria que ele pegou. Uma bactéria somente encontrada na sujeira... e o médico descobre que nosso amigo não gosta de tomar banho, escovar dentes, cortar unhas... O médico receitou um remédio muito forte e o principal: HIGIENE!!! Banho todos os dias, lavar cabelo, limpar orelhas, cortar unhas, escovar dentes, etc...

 A mãe de Daniel fica muito feliz em descobrir que o filho ficará curado e mais feliz ainda quando descobre que ele está tomando banho e se cuidando sozinho agora, sem ela precisar ficar brigando com ele.

Depois da história, é hora da DINÂMICA DO BANHO:
A dinâmica acontece da seguinte forma: as crianças recebem uma folha de revista e amassam a folha com as mãozinhas formando uma bola, essa bola é o nosso sabonete. E começa a dramatização de um banho: abrir o chuveiro, se molhar, fechar o chuveiro, se ensaboar, abrir novamente o chuveiro, se enxaguar, fechar o chuveiro. Nesse momento as crianças abrem a folha amassada com cuidado para não rasgar a folha e essa mesma folha se torna a toalha, então voltando a dramatização do banho, chegam a parte final que é se secar.

  Tia Andreia (euzinha!) mostrando como tomar banho... vamos lavando todas as partes, uma de cada vez...
 As crianças amassando a folha pra formar uma bola, que será o sabonete.

Já estamos no final do banho, secando o rosto...

 Secando o corpo....

Secando até os pezinhos com muito cuidado, no meio dos dedinhos para não ficar com chulé!!!

As crianças amaram a dinâmica!!! Riram muito na hora de lavar o "bumbum" e o "fazedor de xixi"...rsrsrsrsrsrsrs!!!! Se divertiam mostrando que já sabem tomar banho... foi muito legal essa atividade!!!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

TERRA MÃE (MEIO AMBIENTE/ PRIMAVERA)

Depois de participar da oficina pedagógica do livro TERRA MÃE (em 18/09/10), já estou aplicando em minha turminha todas as novidades que aprendi... Está sendo fantástico desenvolver esse trabalho!!! Estou adaptando muitas coisas para a faixa etária dos meus alunos, pois a oficina é voltada para alfabetização, e meus alunos ainda estão no 2° período. Estou trabalhando então a questão do meio ambiente e preservação abordados no livro, a chegada da primavera,  em português trabalharei o alfabeto, introduzindo a letra F (flor) e letra J (jardineiro), produções de textos coletivas, escritas dirigidas; em matemática trabalharei  quantidades e numerais.

O cenário está pronto para o teatrinho...só esperando as crianças chegarem...
Essa platéia é perfeita...tão atenciosos, ansiosos pela história!!!
Essa história é linda!!!
A mata sendo destruída pelo machado... eles ficaram horrorizados...levantaram dos lugares...

Toda a mata destruída pelo homem...que maldade...
Mas o pássaro Penugem resgata a bela Flô...
E o jardineiro Florindo replanta a Flô em seu jardim, cuida dela com carinho.
E a platéia aplaudiu de pé!!! Meus amorecos!!!!
Tia Gracinha mandando ver atrás da cortina...
Companheira de trabalho que encara qualquer parada junto comigo...Minha amiga mais que especial!!! Amo você e amo trabalhar com você!!!
Depois da história é hora de música!!! Todo mundo cantando a  música do dia da árvore!
E pra finalizar esse dia da árvore... nada de lembrancinhas... vamos meter a mão na tinta!!! Todo mundo com a mãozinha pintada, cada mãozinha virou uma linda árvore!!!

No dia seguinte...
Agora é hora de montar o painel sobre a história!!! Mãos à obra!!!
Cada aluno recebeu o material (papéis colorset) já cortados e fizeram as suas dobraduras: flores, folhas, coelhos, pássaros, joaninhas. Depois cada um foi até o painel e colou sua dobradura... Eu fiz apenas o tronco da árvore, o matinho e o sol... todo o restante foi feito por eles!!! E o resultado foi MARAVILHOSO!!! Meus ARTISTAS!!!

Depois de todas as dobraduras prontas, vamos colar no painel!


Terminado o trabalho... todos admirando e cada um mostrando o que fez, o que colou...eles adoraram!!!

A obra de arte dos meus pequenos artistas prontinha pra ser admirada por todos:
Depois do painel pronto, conversamos sobre como foi feito o painel. Perguntei se eles fizeram o painel sozinhos e todos concordaram que não, que nós todos ajudamos, que cada um fez uma parte, cada um fez uma dobradura diferente e depois cada um colou a sua, todos ajudando a montar. Então expliquei a eles que cuidar da natureza também é assim...Cada um precisa fazer a sua parte... Não adianta um só cuidar e outros estragarem, sujarem, todos tem que cuidar, todos tem que ajudar todos são responsáveis.
 Conversei com eles também sobre os cuidados com as flores, pois no livro a personagem Flô é arrancada da terra e quase morre, sendo salva a tempo pelo pássaro e sendo entregue ao jardineiro que replanta e cuida dela. Então perguntei se eles arrancam flores e, claro, que eles disseram que sim, pois muitos arrancam flores para trazer pra MIM!!! Conversamos então sobre essa atitude deles, que eles estão matando as flores, que elas precisam da terra pra viver (como vimos no livro), e combinamos que a partir de agora ninguém mais vai pegar flores para mim... que eu vou ficar muito mais feliz em saber que eles estão protegendo e cuidando das flores e não colhendo pra trazer pra escola.
Conversamos também sobre as partes da árvore, com desenhos expliquei o crescimento das plantas, desde sementinha até virar uma linda árvore que pode ou não ser frutífera... nossa esse assunto rendeu....
E pra finalizar a aula (acreditem...) ainda conhecemos várias palavras começadas com a letra F de flor... Eles já estão bastante familiarizados com essa letra pois temos 3 amigos na sala com nomes iniciados com ela. Então apenas descobrimos mais palavras novas escritas com F e cada aluno foi ao quadro de giz traçar a letra F... fiquei muito feliz!!!! Pois TODOS conseguiram traçar sozinhos a letra!!! E cada letra LINDA!!! Eles são mesmo fantásticos!!!

Vejam só que letrinhas mais fofas:

É... essa aula foi muito proveitosa e dinâmica... e como rendeu... um dia perfeito...saio realizada da escola em dias assim!!! Estou adorando esse trabalho com o livro TERRA MÃE...e ainda terá muita coisa por aqui... escritas dirigidas, produções de texto coletivas...estou cheia de ânimo e idéias!