sábado, 20 de novembro de 2010

ANIMAIS

Estamos trabalhando os animais com nossos alunos. Para iniciar o trabalho,levamos as crianças para assistir o DVD A Galinha Pintadinha 2,pois nesse DVD aparecem várias músicas de animais (galinha, cachorro, girafa,  gato, borboleta) e a partir do DVD estamos trabalhando cada animal, suas características, de que se alimenta, como é seu corpo, se é doméstico ou não, se é mamífero, ave, reptil, etc... E pra cada animal uma atividade artística diferente. As crianças estão adorando!!!







sexta-feira, 19 de novembro de 2010

TRÂNSITO

Nossa escola participa do Projeto TEST (território escolar seguro no trânsito) uma iniciativa da secretaria de educação juntamente com a secretaria de transportes da nossa cidade, visando através da educação preparar cidadãos mais conscientes no trânsito.
Esse ano para iniciar o trabalho sobre o trânsito, assistimos com nossos alunos o DVD da turma do Cocoricó (As aventuras de João na fazenda) que tem um episódio sobre o trânsito, onde o João implanta  as regras de trânsito que ele conhece da cidade, para que não aconteçam mais trombadas e acidentes na fazenda. Após assistir o DVD aprendemos a música O bom motorista e as crianças fizeram um livro ilustrando a música.



Em seguida trabalhamos o livro O Trânsito no Mundinho (Ingrid Biesemeyer Bellinghausen).













Após trabalhar o livro, as crianças fizeram atividades diversas sobre o trânsito: registro do livro com desenhos, pintura (técnica da pintura espelhada - fazer o desenho em meia folha e dobrar a folha ao meio, passar a mão sobre o desenho e ele se reflete na outra metade da folha),atividades sobre regras do trânsito (semáforos, faixas de pedestres). 




quarta-feira, 10 de novembro de 2010

HIGIENE - PIOLHO

Nosso boneco, nosso novo aluno, o Daniel, está nos ajudando a trabalhar algumas questões com os alunos. Essa semana ele nos ajudou a aprender sobre os cuidados com o PIOLHO. Esse bichinho tão comum em nossas crianças e nossas escolas.
Cada aluno fez um piolho de papel com a sua impressão digital, depois que secou desenharam as patinhas do piolho. E começamos as orientações sobre o piolho... Alguns alunos colocaram piolhos na cabeça do Daniel, e fui explicando porque os piolhos vem a nossa cabeça, como e o que fazem, porque coça, etc... Depois outros alunos foram tirar os piolhos da cabeça do Daniel e então fomos explicando o que fazer para não ter piolhos, para tirar os piolhos da cabeça. Algumas atitudes básicas como lavar sempre os cabelos com xampu, passar creme, pentear apenas com o próprio pente e não emprestar nem pegar pentes emprestados, passar lavanda ou perfume forte em volta do cabelo, pois o cheiro forte espanta os piolhos, olhar sempre a cabeça, quando encontrar piolhos tirar um a um, como fizemos com o Daniel, passar remédio, etc...
As crianças vibraram!!! Era uma euforia pra colocar e tirar piolhos do Daniel!!! E a certeza de que os objetivos foram alcançados veio logo na hora da saída...assim que viram as mães muitos deles foram logo mostrando os piolhos (que eles levaram para casa) e falando como tirar, como prevenir, etc... Essa aula foi muito divertida e educativa!

 Fazendo as impressões dos dedinhos para formar os piolhos.
 "Piolhos" secando... rsrsrsrs!
 Enchendo a cabeça do Daniel de piolhos...coitado!
 Muitos piolhos...
 Agora...tirando os piolhos do Daniel!
E assim, um a um, os piolhos foram embora...e só ficaram as orientações sobre como ficar livres desse bichinho indesejável!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

OFICINA LITERÁRIA CADA UM É UM

No dia 31 de outubro participei de mais uma oficina literária ministrada pelas professoras e amigas Jane e Claúdia. Dessa vez o livro trabalhado foi CADA UM...É UM! de Aline Louro. O livro trabalha a diversidade e respeito as diferenças. A oficina foi simplesmente MARAVILHOSA!!!! Nossas amigas e professoras tem se superado a cada oficina, com atividades dinâmicas, lúdicas, criativas e interessantes que despertam nossa vontade de trabalhar e  criar como elas...
Parabéns meninas!!! Já estou aguardando ansiosa a próxima oficina com mais novidades!