Para comemorar o dia do índio realizamos uma atividade de culminância de todos os temas que foram trabalhados nesse mês de abril: alimentação, dia do livro, páscoa e índio. Fizemos com os alunos uma broa. Em relação a alimentação, vimos a questão da alimentação saudável, trabalhamos os ingredientes da receita. Em relação ao dia do livro, ressaltamos a culinária do sítio, pois a broa era uma receita da tia Anastácia no livro da turma do Sítio do Pica Pau Amrelo. Em relação ao dia do índio, trabalhamos a alimentação indígena, pois a broa é um alimento muito consumido pelos índios, eles plantam o milho, fazem a farinha de milho (fubá) e cozinham a broa.E em relação a Páscoa, trabalhamos a questão da partilha, pois após fazerem a broa (juntos) todos partilharam o lanche, degustamos todos juntos a nossa broa. Foi realmente uma experiência maravilhosa!!! As crianças adoraram fazer a receita, ficaram muito empolgadas em participar colocando os ingredientes, contando a quantidade de cada ingrediente. Depois da broa assada, todos enfeitados de índios sentamos como os índios no pátio e lanchamos nossa broa, em um delicioso LANCHE INDÍGENA!!!
Início da receita
Alunos participando, colocando cada ingrediente
Mostrando aos alunos como cada ingrediente que colocamos separados, após misturados viraram uma massa homogênea.
Alunos levando a broa para a cozinha, vamos assar!
Entregando a cozinheira que colocará no forno para nós.
Tia Tânia vem chegando com sua broa.
Tia Gracinha vem chegando com sua broa.
Meus curumins!
Minha querida estagiária e amiga, Ruth... meu braço direito, esquerdo, pernas...rsrsrsrs! Não quero que você vá embora nunca mais menininha querida!
Todos os curumins saboreando a nossa broa. E ficou deliciosa!!!!
Pra terminar a atividade, fizemos a escrita dirigida da receita da broa com os alunos, no caderno de atividades de sala de aula.