quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

OFICINA LITERÁRIA ARCA DE NINGUÉM

Depois de termos nos preparado ano passado, participando das oficinas ministradas pelas professoras alfabetizadoras  Jane Oliveira e Cláudia Grossi, sobre oficinas literárias, estamos montando (eu e minha companheira de trabalho - Gracinha) nossa primeira oficina sozinhas.
Para iniciar o ano escolhemos trabalhar o livro ARCA DE NINGUÉM, escrito por Mariana Caltabiano e ilustrado por Patrícia Lima, editora Scipione. A escolha deste tema foi baseada na oportunidade de trabalhar a questão da diversidade, as diferenças entre os alunos e o respeito entre as crianças,e  a partir do livro montaremos também as regras de convivência, os combinados da turma. A partir do livro e através da oficina trabalharemos também conteúdos de português (reconhecimento e traçado do alfabeto/ identificação de letras iniciais das palavras/escrita dirigida de palavras/letras de músicas/diálogos/ quebra cabeças/produção de texto coletiva/ alfabeto móvel/leituras), de matemática (representação de quantidades/gráfico/quebra cabeça), de ciências (animais selvagens e domésticos/animais terrestres, aéreos, aquáticos/ moradias e hábitos dos animais), de artes (dobraduras/colagens/pinturas).

Para introduzir a oficina, confeccionei os animais em E.V.A. e o cenário pintado em tecido. E apresentamos a história utilizando fantoches de varetas, onde os alunos eram os manipuladores dos fantoches, participando ativamente da história. Eles gostaram MUITO!!!  Apresentamos a história para as duas turmas de 2° período e para uma turma de 1°período (que também trabalhará o livro adequando as atividades para a idade e desenvolvimento dos alunos). Os alunos adoraram participar e demonstraram gostar muito da história! Em seguida cantamos com eles a música de um dos animais que aparecem na história - a GIRAFA - praticamente todos eles já conheciam a música pois faz parte do DVD A Galinha Pintadinha que muitos conhecem, utilizamos fantoches de feltro da girafa e foi um momento muito descontraído. Todas as fotos aqui postadas são crédito da nossa estagiária RUTH...um doce de menina que vem trabalhando conosco desde maio do ano passado e que se tornou uma grande AMIGA!

 Fantoches prontos!
 Pintura do cenário...
 Cenário pronto... (quase..aqui ainda estava sem a costura e sem as laterais de madeira).
 Test drive...meu filhote curtindo a história...ele adorou os fantoches e recontou a história mil vezes! kkkkkk!
Vai começar a história!

 Meus ajudantes...participando da história!
 Muitos animais...
 Essa arca tinha animais que não acabava mais...
 Todos participando agora...fazendo barulho dos trovões, da chuva...
 Todos os animais entrando na arca!
 E aprendendo que conviver não é nenhum bicho de sete cabeças!
 Cantando a música O Pescoço da Girafa...
 Mural e cartaz com a letra da música...
 Dobradura de girafa feitas...
...pelos alunos!


Mais atividades realizadas na primeira semana da oficina:
 Girafinhas mais lindas! quebra cabeça (trabalhando coordenação motora e percepção espacial) e escrita dirigida da palavra GIRAFA - destacamos oralmente letras iniciais e finais, número de letras) Em seguida cada aluno foi ao quadro de giz e traçou sozinho a letra G.
 Letrinhas...
...mais lindas...
e fofas... meus orgulhos!
Na rodinha, conversamos sobre as diferenças - os animais da arca eram diferentes e discutiram até se entenderem e perceberem que era preciso conviver e que não era difícil conviver - e nós? Somos iguais? Não! Também somos diferentes, mas devemos ser amigos de todos e respeitar todos, cada um do jeitinho que é. Em seguida cada um fez seu auto retrato.  
 Meus artistas!
Amo esses desenhos!
Tão caprichosos!
Na rodinha, conversamos sobre o respeito com os amigos - o que é conviver,como devemos agir quando queremos conviver bem, devemos respeitar uns aos outros, e o que é respeitar? Como respeitamos os amigos? Eles citaram várias atitudes de respeito com os amigos: não bater, não xingar, não beliscar, não morder, brincar direito, fazer carinho, abraçar, etc. Depois ilustraram o que era para eles respeitar o amigo.
 Olha só...não é pra ser coruja?
Perfeito!!! Meus amores...
 Eu AMO esses pequeninos espertos...
 Eles arrasam!
São fantásticos!


Trabalhamos com os alunos a letra G de GIRAFA e outras palavras começadas com a letra G... no quadro de giz, desenhamos as palavras que os alunos diziam (iniciadas com G) depois eles traçaram no quadro a letra G. No chão eles desenharam figuras começadas com G e traçaram a letra G.





Continuando o trabalho com o alfabeto, dentro dessa oficina, introduzimos a letra E de elefante, com a visita do ilustre animal: o ELEFANTE! As crianças adoraram!!! Conversaram com o elefante, cantaram com ele, e fizeram até um momento de entrevista com ele! Minhas adoráveis crianças tão ingênuas e admiráveis... Quando "o elefante foi embora e a tia Andreia voltou" eles ainda me contaram sobre a visita do elefante!!! Viveram intensamente esse momento de fantasia e imaginação! Como eu AMO esses pequeninos e iluminados seres!
O elefante vai entrar em ação!
 Tia Gracinha fez uma mágica e apareceu um grande animal!
 Elefante se apresentando.
Elefante é muito brincalhão.
Elefante gosta de cantar...
Elefante tem um graaaande e bondoso coração.
Elefante gosta de dançar com as crianças.
Entrevista com o elefante...eles queriam saber tantas coisas sobre o elefante!
 Tia Gracinha fazendo carinho no elefante...
Elefante ganhou tanto carinho que dormiu no colo da tia Gracinha.... rsrs!
 Ih...elefante está ficando emburrado...
Elefante está com fome...vai ter que ir embora pra comer...adeus elefante!

Em seguida trabalhamos a letra E de elefante e outras palavras iniciadas com essa letra, desenhos no quadro, contagem de quantas letras E existem nas palavras que eles falaram, contagem de quantas crianças que começam com a letra E temos em nossa sala. Desenhar no chão uma figura começada com E e traçar a letra E.


 Desenhos que eles fizeram iniciados com E: elevador, amiguinhos cujos nomes começam com E, elefante...
 ...escova,escada.
...elevador, amiguinho cujo nome começa com E.


Depois de todo o trabalho com as letras E e G, as palavras que foram trabalhadas com essas letras foram impressas e as crianças coloriram as figuras. Em seguida as crianças falavam o nome de cada figura, com que letra começava e se deveria ser afixada no cartaz das palavras que começam com G ou no cartaz das palavras que começam com E. 


Depois da visita do elefante, trabalhamos a música O elefante (Xuxa) que o elefante ensinou aos alunos. E fizemos a cabeça do elefante com caixa de leite vazia, os alunos podem colocar a mão por dentro e brincar com fantoche. Eles mesmos confeccionaram e adoraram!!!










Assistimos ao vídeo da música do Elefante e curiosidades sobre o elefante, em seguida as crianças fizeram a dobradura do elefante e colamos na letra da música.Depois fizemos o quebra cabeça do elefante e escrita dirigida da palavra ELEFANTE. Essas atividades são todas fixadas no caderno de atividades em sala de aula.

 




Como estamos trabalhando essa oficina ainda (ela completa um mês de duração dia 15/03) a professora Gracinha, sugeriu fazermos na comemoração do carnaval, o BLOCO DA ARCA DE NINGUÉM! Adorei a idéia e aceitei na mesma hora! Então confeccionamos máscaras de animais para os alunos e fizemos plaquinhas com o nome do bloco e com o que trabalhamos na oficina: AMOR, RESPEITO,PAZ, SOLIDARIEDADE, ALEGRIA,CARINHO. Os alunos carregaram as placas, os animais que foram utilizados na contação da história, animais de pelúcia. E saímos pela escola com nosso bloco!!! Ficou simplesmente LINDO!!!

AS MÁSCARAS DE ANIMAIS:







DECORAÇÃO DO CARNAVAL, NA ESCOLA:
(Decoração planejada e executada com muito carinho pela professora Sônia -de projetos de artes e literatura- juntamente com os alunos).







 MEUS MASCARADOS FAVORITOS!







CADA UM SEGURANDO UM ANIMAL...PRONTOS E ANSIOSOS PRA SAIR NO BLOCO!

















Gráfico dos animais preferidos da nossa turma....foi muito bom de fazer!







Atividades realizadas e fixadas no caderno de atividades em sala de aula.