terça-feira, 15 de novembro de 2011

OFICINA LITERÁRIA O PATINHO FEIO

Para trabalhar a questão da diversidade, o respeito às diferenças, introduzimos a oficina literária O PATINHO FEIO, usando essa história conhecida vamos discutir com as crianças as questões relacionadas a difrença entre todos nós, o respeito que devemos ter com todas as pessoas independente de raça, cor, tamanho, etc. E ressaltando também a importância da auto aceitação delas próprias, construção de sua auto imagem, sua auto estima.
Para introduzir a história utilizamos o recurso do flanelógrafo, confeccionamos os personagens em feltro e contamos a história com a participação dos alunos, que montavam as cenas. Foi tão legal que eles pediram pra repetir a história e tivemos que reapresentá-la em outros dias também.










Fantoche de patinho, feito com saquinho de pipoca, as crianças pintaram o molde ( com cabeça, bico e asas) depois recortaram e montamos os fantoche.

Mural sobre diversidade, após fazermos os patinhos, conversamos sobre semelhanças e diferenças, concluímos que os patinhos eram iguais, que alguns animais são iguais,mas nós humanos somos todos diferentes e somos belos cada um a sua maneira! E que todas essas diferenças nos tornam únicos e devem ser respeitadas!
Atividade interdisciplinar de matemática...com a oficina estamos trabalhando também os animais...e nessa atividade era preciso contar as patas dos animais e escrever os numerais.

Atividade de escrita dirigida de algumas palavras da história, era preciso desenhar, escrever a palavra e registrar o número de letras de cada palavra

Trabalhando palavras começadas com P
Após trabalhar a palavra PATO,trabalhamos também outras palavras iniciadas com P...desenhando e identificando as inicias... nessa atividade os alunos desenhavam no pátio palavras iniciadas com P e escreviam a letra P.

PIPA
PICA PAU

PIPOCA
PATINS

 Continuando o trabalho com diferenças, animais e palavras com P, trabalhamos a história do PEIXE PIXOTE... eas crianças fizeram a dobradura e a pintura...

Trabalhando o tema da diversidade a professora Soninha, que trabalha com minha turma projetos de artes e literatura, desenvolveu com eles atividades baseadas no livro MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA e também em CONTOS AFRICANOS. Essas foram algumas das atividades realizadas por ela com os alunos:
Mais uma atividade artística do PATINHO FEIO... as crianças confeccionaram um porta treco do patinho, com pote de iogurte e papel...ficou muito fofo de lindo e eles ADORARAM fazer e curtiram mais ainda levra o porta treco pra eles...

Ainda trabalhando as diferenças,conversamos sobre nossas diferenças na sala,a professora é diferente de cada um deles e eles são diferentes entre si, e mesmo assim nos amamos e nos respeitamos.


4 comentários:

  1. Amiga..eles já estão escrevendo assim tão bem..ou estava copiando?q fofo os fantochesssss e VIVAAAAAA as diferençasssss

    ResponderExcluir
  2. Amiga Bia...eles ainda não escrevem bem assim sozinhos não... rsrsrsrs isso é escrita dirigida, ou seja,eles copiam as palavras, vamos escrevendo juntos, trabalhando a letra inicial, final, quantidade de letras...mas alguns deles já identificam sozinhos como escrever determinadas palvras mais simples... bjs

    ResponderExcluir
  3. Ótimo!!! Adorei e copiei... kkkkkkk

    ResponderExcluir