segunda-feira, 11 de outubro de 2010

TERRA MÃE (ATIVIDADES DE PORTUGUÊS)

Juntamente com o trabalho sobre meio ambiente e primavera realizado a partir do livro TERRA MÃE, estamos desenvolvendo também atividades relacionadas a português (alfabeto) e matemática (quantidades). Estamos trabalhando a letra F (flor), realizando escritas dirigidas, trabalhando o traçado da letra F. E estou orgulhosa do desenvolvimento de meus pequeninos... cada letra mais linda e fofa que a outra!!!


Os alunos falam palavras começadas com a letra F, eu desenho no quadro,escrevo a letra F, eles desenham no caderno e escrevem no caderno.


Depois eles fazem o traçado da letra com o dedinho e cola colorida.


Cadernos fofos!!!


Muito capricho!!!


Fico orgulhosa desses pequenos escritores.




Continuando as atividades de português, realizamos uma produção de texto coletiva a partir de cenas de uma história em sequência. As cenas foram apresentadas aos alunos uma de cada vez;a cada cena eles iam relatando o que viam na cena e construindo a sua história. Apenas três vezes houve minha interferência, pois eles não disseram onde a cena acontecia e eu então perguntei, e também perguntei que nome eles dariam ao personagem, e na última cena perguntei em que a sementinha estava se transformando. A medida em que eles iam narrando a sua história eu ia escrevendo no quadro. Dessa forma eles percebem que o que eles falam pode ser escrito, que a história narrada por eles se transforma em uma história escrita, em um texto. Depois eu leio a história para eles, passando o dedo em cada palavra, para que eles percebem que cada palavra foi escrita e como foi escrita. 
Um detalhe que eu considerei fantástico foi que enquanto eu ia lendo o texto que eles fizeram eles iam "lendo" juntos!!! Eles tinham acabado de "construir" sua história então iam falando novamente o que haviam dito, e como tudo o que haviam dito estava escrito, eles iam "lendo" junto comigo!!! Foi lindo!!! Em seguida eu chamei a professora Gracinha e novamente nós lemos a história para ela. Foi um momento riquíssimo!!!
Em seguida, os alunos coloriram as cenas da história, que será colada no caderno juntamente com a história escrita por eles.


 Primeira cena e início do texto dos alunos.
 Segunda cena e eles continuam narrando sua história.
 Última cena e final da história dos meus queridinhos.
 Eu sei que sou coruja, mas não tem como não admirar... Esse texto ficou muito bom!!! E totalmente formulado por eles!!! Como eu disse, só interferi em três momentos. Esse é o fruto de um trabalho que venho realizando com eles desde o início do ano: de produção de frases, de títulos, de textos; primeiro oralmente, depois transcrevendo a fala deles. Trabalho com livros de literatura, onde eles "lêem" os livros e depois contam para os amigos a história do seu livro. Todo esse trabalho está formando pequenos leitores e autores que futuramente, quando estiverem plenamente alfabetizados serão capazes de produzir sozinhos excelentes textos!

Todos caprichando muito nas cenas da história.

Um comentário:

  1. Mas é p ficar orgulhosa mesmo...cada traçado uma conquista para os pequenos...e p vc tb!!E como fizeram lindo e FOFO!!

    ResponderExcluir