terça-feira, 31 de agosto de 2010

ALFABETO

Ao iniciar as atividades de traçado das letras do alfabeto, eu sempre procuro trabalhar atividades bem concretas, que propiciem a compreensão, a interiorização do traçado pela criança. Então as crianças realizam atividades como caminhar por cima da letra, manusear a letra (confeccionada em E.V.A, ou massinha, palitos, etc), traçar a letra no ar, traçar a letra no chão (com giz de quadro), traçar a letra com o dedo (pinturas). Depois de todas essas atividades realizadas é que introduzo o traçado no papel com lápis. Quando as crianças vão traçar com o lápis no papel, já estão tão familiarizadas com o traçado da letra que não é necessário nenhuma atividade tradicional do tipo, cobrir os pontinhos, etc. Elas já pegam o lápis e traçam sozinhas e corretamente a letra. Venho trabalhando dessa forma há onze anos (como o tempo passa!) e os resultados tem sido muito satisfatórios! As crianças não precisam realizar atividades cansativas e monótonas cobrindo pontinhos, se divertem nas atividades concretas (pois pra elas aquilo não é uma atividade e sim uma brincadeira) e quando vão traçar no papel sentem-se muito confiantes, pois já fizeram isso várias vezes de outras formas, não há insegurança, medo de errar, é super tranquilo.
Essas são algumas fotos de uma atividade concreta iniciando o traçado da letra S. Eu traço a letra bem grande no chão, marco o local onde se inicia o traçado e oriento sobre como elas caminharão por cima da letra. Nessa atividade, elas  caminhavam segurando uma bola em cima da cabeça, o objetivo era não olhar pra baixo e nem deixar a bola cair. Além de trabalhar o traçado ainda desenvolvemos equilíbrio e atenção, com uma atividade básica psicomotora.
Em seguida, cada aluno recebe um giz para desenhar no chão algo que comece com essa letra, eles falam várias palavras que já conhecem com essa letra e desenham, depois eles podem traçar a letra ao lado do seu desenho.




Um comentário:

  1. AMEI de montão...é isso q falo...a iniciativa de sairrrrr da salaaaa ...fazer a alfabetização divertida...segura...o traçado sem compromisso...Nota mil p vc!!!!!

    ResponderExcluir