segunda-feira, 16 de agosto de 2010

FOLCLORE - MÚSICA PEIXE VIVO

Esse foi o início do trabalho com folclore. Os alunos ouviram a história O Peixe Pixote (Sônia Junqueira) contada utilizando fantoche de balão. Fizemos interpretação oral da história e em seguida cantamos a música Peixe Vivo. Apresentei o cartaz com a letra da música e os alunos procuraram no cartaz a letra P (que está sendo trabalhada esse mês) e procuraram também outras letras já conhecidas deles (as inicias dos nomes). Em seguida, confeccionaram os peixes para fixar no cartaz, cada aluno escolheu a cor do seu peixinho, eu tracei dois triângulos, um maior e um menor, e eles recortaram os triângulos. Colamos os triângulos formando os peixes, eles desenharam olhos, boca e cada um fixou seu peixinho no cartaz. Eles AMARAM essa atividade!!! Muitos que ainda não conseguiam recortar sozinhos, ficaram empolgados em perceber que já estão conseguindo!!!
Uma atividade divertida e completa! Trabalhamos: contação de história, interpretação de história, reconhecimento do alfabeto, cores, formas geométricas, coordenação motora.
Foi um dia produtivo e prazeroso!





Continuando as atividades com a música Peixe Vivo, hoje meus pequeninos fizeram o peixinho com a impressão da palma da mão. Eles escolheram a cor que queriam fazer seu peixinho (curiosamente todos escolheram azul ou amarelo...não sei por que...). Pintaram o peixe e depois de seco, desenharam olhos, boca, e a água. Sou suspeita mas... ficou lindo!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário