segunda-feira, 6 de setembro de 2010

FOLCLORE - LENDA DO CURUPIRA

Continuamos trabalhando lendas folclóricas, mas sempre priorizando o aspecto social delas, aproveitando para trabalhar a diversidade, o respeito as diferenças e ao próximo. Semana passada trabalhamos a lenda do Curupira. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa lenda?

A Lenda do Curupira
CURUPIRA, O DUENDE “ECOLÓGICO”
Entre os mitos indígenas, o Curupira é incontestavelmente o mais antigo, companheiro inseparável das crenças populares, de onde se admite a possibilidade de ser verdadeiramente indígena, senão antes legado pela população primitiva que habitou o Brasil no período pré-colombiano e que descendia dos invasores asiáticos. Curupira, de “curu”, abreviação de “curumim” e “pora”, corpo ou corpo de menino. É a “Mãe do Mato”, o tutor da floresta, que se torna benéfico ou maléfico aos freqüentadores desta, segundo as circunstâncias e o seu procedimento. Ele possui várias formas apresentando-se através de uma figura de um menino de cabelos vermelhos, peludo, com a particularidade de ter os pés virados para trás, pode Ter os dentes azuis ou verdes e é orelhudo. Todos lhe celebraram as manifestações como guardião das florestas.
Para crença em geral, ele o Senhor, a Mãe, o Guardião das florestas e da caça, que castiga a todo aquele que a destrói, premiando a aqueles que não o contrariam no seu desejo de manter a mata viva, e também para aqueles que se mostram solícitos e obedientes. O Curupira, ora é imperioso e brutal, ora é delicado e compassivo, ora não admite desrespeito ou desobediência, ora se deixa iludir como uma criança. Segundo uma crença generalizada, é o responsável pelos estrondos da floresta. Assim, quando no meio da mata se ouve um estrondo, que não seja uma trovoada, pode estar certo que o Curupira anda por ali… Sob sua guarda direta está a caça que protege, mas entende o caçador e é sempre propício ao homem que mate de acordo com suas necessidades, ou seja, para matar a fome dos seus filhos. Mostra-se extremamente hostil ao caçador que persegue e mata as fêmeas quando prenhas ou cause danos aos filhotes. Para estes o curupira vira uma fera e um é inimigo terrível. Consegue iludi-los sob a feição de caça, levando-os longe… Também é capaz de imitar a voz humana para atrair os caçadores, fazendo-os com que se percam dentro da floresta deixando-os no mato abandonados à fome e ao desamparo. Além de ser protetor dos animais, o Curupira é considerado o Senhor das Árvores. Ele cuida de todas, protege as mudinhas, admira as grandes e bela árvores da floresta. Dizem que armado com um casco de jabuti, bate nas árvores para ver se conservam-se fortes para resistir as tempestades.

Análise do simbolismo da lenda
Em mais uma lenda brasileira, assim como na do Saci, vamos encontrar um guardião da mata que precisa se esconder, ludibriar e enganar para fazer o bem. Essa função do oculto, do implícito, para tentar lidar com a ganância, o imediatismo e a inconseqüência dos homens, representado pelo Curupira, mostra e revela a necessidade de estarmos atentos à forma como lidamos com o que a Terra Mãe generosamente nos oferece. Neste jogo de esconde e aparece do Curupira vamos também encontrar uma associação com os próprios recursos naturais, por vezes perigosos, hostis e enganadores, mas cujos mistérios e segredos uma vez passado o susto inicial, podem revelar-se fundamentais para descobertas relacionadas à saúde, por exemplo, se pensarmos na biodiversidade e seu importante e ainda pouco conhecido papel no auxílio às doenças e disfunções do homem e da natureza.
(Análise do simbolismo da Lenda do Curupira, Keila Macário Pavani, pg. 86 do livro Lendas do Saber, Permacultura e Histórias: cuidando da Terra e das pessoas. Ed. Insular. 2008)
(Texto do Livro “Lendas do Saber: Permacultura e histórias: cuidando da Terra e das pessoas.)
Fonte:http://sitiocurupira.wordpress.com/a-lenda-do-curupira/

Baseadas nessa lenda adaptamos e criamos uma história sobre o Curupira, onde o mesmo era um indiozinho que tendo nascido diferente dos demais (com cabelos ruivos e pés virados) foi abandonado pela tribo na floresta e desde então cresceu conhecendo os segredos dela e protegendo as matas e animais de todos que por acaso quisessem destruí-los. Confeccionei um fantoche de feltro do Curupira, improvisamos uma cortina na minha sala de aula, a professora Gracinha confeccionou uma peruca, de TNT, vermelha como os cabelos do Curupira, e preparou um caminho feito com os pés virados dele, ela se caracterizou e assim apresentamos a história para as crianças, que ADORARAM!!! Depois da história cantamos música do Curupira (criada por nós mesmas...rsrsrsrsrs! adaptada da música do Saci). As crianças puderam usar a peruca do Curupira e caminhar pela sala com ela depois da história...elas curtiram muito esse momento que foi riquíssimo!!!





Foi fantástico a Gracinha interpretando o Curupira...as crianças vibraram!!!


Depois todo mundo queria ser Curupira por alguns segundos...rsrsrssrsrs!

Esse é o fantoche confeccionado por mim e seguem também os moldes.

Um comentário:

  1. Essa prof interpretando o Curupira deve ter sido maraaaaa q legal heim...adorei o fantoche...Alice sempre fala do Curupira rsrs desenha e tudo mais rsrs tá td lindoooo bjuxxxx

    ResponderExcluir