quarta-feira, 22 de setembro de 2010

TERRA MÃE (MEIO AMBIENTE/ PRIMAVERA)

Depois de participar da oficina pedagógica do livro TERRA MÃE (em 18/09/10), já estou aplicando em minha turminha todas as novidades que aprendi... Está sendo fantástico desenvolver esse trabalho!!! Estou adaptando muitas coisas para a faixa etária dos meus alunos, pois a oficina é voltada para alfabetização, e meus alunos ainda estão no 2° período. Estou trabalhando então a questão do meio ambiente e preservação abordados no livro, a chegada da primavera,  em português trabalharei o alfabeto, introduzindo a letra F (flor) e letra J (jardineiro), produções de textos coletivas, escritas dirigidas; em matemática trabalharei  quantidades e numerais.

O cenário está pronto para o teatrinho...só esperando as crianças chegarem...
Essa platéia é perfeita...tão atenciosos, ansiosos pela história!!!
Essa história é linda!!!
A mata sendo destruída pelo machado... eles ficaram horrorizados...levantaram dos lugares...

Toda a mata destruída pelo homem...que maldade...
Mas o pássaro Penugem resgata a bela Flô...
E o jardineiro Florindo replanta a Flô em seu jardim, cuida dela com carinho.
E a platéia aplaudiu de pé!!! Meus amorecos!!!!
Tia Gracinha mandando ver atrás da cortina...
Companheira de trabalho que encara qualquer parada junto comigo...Minha amiga mais que especial!!! Amo você e amo trabalhar com você!!!
Depois da história é hora de música!!! Todo mundo cantando a  música do dia da árvore!
E pra finalizar esse dia da árvore... nada de lembrancinhas... vamos meter a mão na tinta!!! Todo mundo com a mãozinha pintada, cada mãozinha virou uma linda árvore!!!

No dia seguinte...
Agora é hora de montar o painel sobre a história!!! Mãos à obra!!!
Cada aluno recebeu o material (papéis colorset) já cortados e fizeram as suas dobraduras: flores, folhas, coelhos, pássaros, joaninhas. Depois cada um foi até o painel e colou sua dobradura... Eu fiz apenas o tronco da árvore, o matinho e o sol... todo o restante foi feito por eles!!! E o resultado foi MARAVILHOSO!!! Meus ARTISTAS!!!

Depois de todas as dobraduras prontas, vamos colar no painel!


Terminado o trabalho... todos admirando e cada um mostrando o que fez, o que colou...eles adoraram!!!

A obra de arte dos meus pequenos artistas prontinha pra ser admirada por todos:
Depois do painel pronto, conversamos sobre como foi feito o painel. Perguntei se eles fizeram o painel sozinhos e todos concordaram que não, que nós todos ajudamos, que cada um fez uma parte, cada um fez uma dobradura diferente e depois cada um colou a sua, todos ajudando a montar. Então expliquei a eles que cuidar da natureza também é assim...Cada um precisa fazer a sua parte... Não adianta um só cuidar e outros estragarem, sujarem, todos tem que cuidar, todos tem que ajudar todos são responsáveis.
 Conversei com eles também sobre os cuidados com as flores, pois no livro a personagem Flô é arrancada da terra e quase morre, sendo salva a tempo pelo pássaro e sendo entregue ao jardineiro que replanta e cuida dela. Então perguntei se eles arrancam flores e, claro, que eles disseram que sim, pois muitos arrancam flores para trazer pra MIM!!! Conversamos então sobre essa atitude deles, que eles estão matando as flores, que elas precisam da terra pra viver (como vimos no livro), e combinamos que a partir de agora ninguém mais vai pegar flores para mim... que eu vou ficar muito mais feliz em saber que eles estão protegendo e cuidando das flores e não colhendo pra trazer pra escola.
Conversamos também sobre as partes da árvore, com desenhos expliquei o crescimento das plantas, desde sementinha até virar uma linda árvore que pode ou não ser frutífera... nossa esse assunto rendeu....
E pra finalizar a aula (acreditem...) ainda conhecemos várias palavras começadas com a letra F de flor... Eles já estão bastante familiarizados com essa letra pois temos 3 amigos na sala com nomes iniciados com ela. Então apenas descobrimos mais palavras novas escritas com F e cada aluno foi ao quadro de giz traçar a letra F... fiquei muito feliz!!!! Pois TODOS conseguiram traçar sozinhos a letra!!! E cada letra LINDA!!! Eles são mesmo fantásticos!!!

Vejam só que letrinhas mais fofas:

É... essa aula foi muito proveitosa e dinâmica... e como rendeu... um dia perfeito...saio realizada da escola em dias assim!!! Estou adorando esse trabalho com o livro TERRA MÃE...e ainda terá muita coisa por aqui... escritas dirigidas, produções de texto coletivas...estou cheia de ânimo e idéias!

2 comentários:

  1. Parabéns amiga!Ficou lindo...o seu trabalho,o das crianças,o da gracinha...ah queria estar lá p assistir...que forma linda de trabalhar...q livro magnífico heim...consciência ecológica é tudo...aki em casa não se arranca flor...se quiser levar p prof,Alice faz de papel rsrs q lindas joaninhassssss tudo tão lindo...esse painel ficou fofo d+ os pais deles veem isso?eles tem contato?deveriammmmmmm parabéns mais uma vez!!Notal Mil p vcs!!

    ResponderExcluir
  2. e a mágica da algabetização heim...q coisa linda de se ver...essas letras se formandooooo

    ResponderExcluir