quinta-feira, 30 de setembro de 2010

HIGIENE - EXPERIÊNCIA DA GELATINA

Para continuar o trabalho sobre HIGIENE, fizemos a experiência da gelatina. Foi o máximo!
No refeitório da escola, fizemos gelatinas e as crianças se divertiram muito vivenciando um momento culinário, eles queriam colocar o pó, mexer a gelatina, fazer tudo (claro que eu coloquei a água quente e ninguém se aproximou de fogão). Depois das gelatinas prontas, ainda mornas, eu pedi as crianças que olhassem pra suas mãos e me dissessem se suas mãos estavam limpas... Praticamente todos afirmaram que a mão estava limpa, apenas um aluno disse que a mãozinha estava suja...rsrsrsrs! Então eu disse a eles que já que a mão estava limpa não haveria problemas se nós colocassemos a mão dentro da gelatina; eles concordaram! Então, todos, um por um, colocaram a mãozinha dentro da gelatina (apenas um pote). Depois guardamos as gelatinas na geladeira e no dia seguinte continuamos a experiência.
Retiramos as gelatinas da geladeira e observamos os potes...
A gelatina onde eles colocaram as mãos estava diferente das outras...ela estava cheia de pontinhos pretos, bem pequenos... Então questionei as crianças sobre o que era aquilo. Uns achavam que eram formigas, outros achavam que eram bichinhos, até que um aluno disse que achava  que aquilo tinha saído das nossas mãos!!! Então a conversa rendeu!!!
Perguntei a eles como aquilo poderia ter saído das mãos deles se eles disseram que a mão estava limpa... eles chegaram a conclusão que a mão então não estava limpa!
Expliquei a eles que as nossas mãos mesmo parecendo limpas estão cheias de sujeirinhas pequeninas que nós não vemos. Assim elas foram parar na gelatina, nós pensavamos que a mão estava limpa, mas na verdade ela estava cheia de sujeirinhas que nós não víamos e quando nós comemos sem lavar as mãos, essas sujeirinhas vão pra dentro da nossa barriguinha, causando doenças. Então eles concluíram que antes de comer sempre devemos lavar as mãos, pra não mandar essas sujeirinhas pra nossa barriga.
Perguntei se eles comeriam a gelatina com sujeirinha ou as outras gelatinas limpinhas... E acreditem... tiveram dois alunos que falaram que comeriam sim a gelatina sujinha!!! A conversa então rendeu mais...os próprios amigos explicando que aquilo ia pra barrigar fazer dodói...que ele ia ter que ir pro médico igual ao menino da história (fantoches que eles assitiram anteriormente). E finalmente, concluímos que comeríamos as gelatinas limpas!!!
terminada a experiência...hora da comilança!!! Todo mundo comeu gelatina!!! E aprenderam de forma divertida e concreta sobre a importância de lavar sempre as mãos antes de comer!

Começando a atividade no refeitório da escola...
Água quente, só adulto pode mexer...
Hora de colocar a gelatina na água...

 
Todos participaram, colocando o pó, mexendo...

 
Meus pequenos cozinheiros... o potinho ia passando pela mesa e todos participando...

 
Agora é hora da experiência...vamos colocar a mão na gelatina? Chamamos esse momento de "doideira"...kkkkk. Eles se divertiram!

 
TODOS...um por um, colocaram a mão na gelatina...

 
Potinhos prontos para ir pra geladeira... Só amanhã vamos terminar a experiência...

 
No dia seguinte...todos observando o pote onde colocamos as mãos...

 
Observação e considerações sobre o que houve com a gelatina...

 
Na foto não deu pra ver muito bem, mas ela está cheia de pontinhos pretos...

 
As outras gelatinas limpas (e deliciosas!).

 
Hora preferida...comer a gelatina!!!

 
Todos se deliciaram...que beleza!!!

 
Fim da aula...potinhos vazios...mas a gelatina suja...ah, essa vamos jogar fora!

3 comentários:

  1. Que aula magnífica heimmmmmmm q demonstração perfeita!rsrs Mas meu marido tb teria comido a com pontinhos pretos kkk argggg mas que bom q tinha tb a gelatina limpinha....bom d+
    Adorei a atividade migaaaaaaa como sempre arrasou!!!!

    ResponderExcluir
  2. adorei a experiência! vou bem copiar. rsrrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr. bjs

    ResponderExcluir